sexta-feira

Parabéns Tio Niemeyer!!!

Na Oficina Parangolé o povinho não aprende a desenhar, o povinho desenha!!! E com atitude e incentivo de quem está criando... Por isso nos identificamos com esse grande arquiteto, que sempre foi reconhecido como alguém com traços livres, sem réguas e prisões – Nosso Arquiteto parangolado e super Brasileiro!!! 15 de dezembro – Aniversário de Oscar Niemeyer – 100 anos de vida!!!

“Não é o ângulo reto que me atrai,
Nem a linha reta, dura, inflexível,
criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre e
sensual. A curva que encontro
nas montanhas do meu país, na
mulher preferida, nas nuvens
do céu e nas ondas do mar.
De curvas é feito todo o universo.
O universo curvo de Einstein.”
(Oscar Niemeyer)

As obras da arquitetura de Niemeyer encontram-se presentes em vários estados brasileiros, entre elas: a cidade de Brasília (toda projetada por ele a pedido do presidente do Brasil na época, JK), Igreja da Pampulha, Congresso Nacional do Brasil, Fundação Memorial da América Latina, Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, Parque do Ibirapuera, Sambódromo da Marquês de Sapucaí e tantas outras. Possui obras no exterior também, como a sede do Partido Comunista na França, o MAM de Caracas etc.

A Oficina Parangolé fica na cidade de Niterói, com sede no Colégio São Vicente de Paulo. Os moradores dessa cidade têm o privilégio de conviver com uma exuberante paisagem natural, juntamente com obras significativas da arquitetura de Oscar Niemeyer, um carioca apaixonado por seu país, pela cultura e pela justiça social.

Ao final do caminho Niemeyer, podemos avistar o MAC, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, que além de abrigar obras de arte da coleção Sattamini, recebe exposições e curadorias respeitadas mundialmente.


Quando Niemeyer projetou o MAC pensou em uma flor brotando da terra, embora no senso comum, o museu seja conhecido como “nave espacial”. A preocupação do arquiteto era projetar uma obra que não ferisse a paisagem leve do local, obedecendo aos contornos naturais que cercam o museu. Os alunos, pais e professores da Oficina Parangolé puderem observar e refletir sobre a obra de Niemeyer, pois o próprio museu é considerado uma obra de arte.

Vale à pena conferir no MAC, de 9 de dezembro a 9 de março de 2008, a seguinte exposição: Oscar Niemeyer: Arquiteto, Brasileiro, Cidadão em Niterói.






Nenhum comentário: