domingo

4 ANOS DE PARANGOLÉ com LITERATURA DE CORDEL!


Para comemorarmos mais um ano de Parangolé, decidimos homenagear um artista Niteroiense, grande conhecido da Oficina Parangolé e de nossa cidade: João Batista Melo, o cordelista!


Sergipano de Itabaianinha, nascido em pleno sertão e que depois de rodar por vários e vários lugares, segundo ele, veio morar em Niterói. Podemos encontrá-lo aos sábados e domingos pela manhã, no Campo de São Bento/Niterói para adquirir um exemplar de seus belíssimos e divertidos cordéis, ou apenas para papear com esse ser humano ÚNICO, cheio de "causos" e dono de uma linda história de vida. É A CULTURA BRASILEIRA VIVA!!!
Não deixem de conferir:

*A literatura de cordel é um tipo de POESIA popular, tendo esse nome pois, em alguns lugares, quando exposta para a venda e leitura, os "livrinhos" são pendurados em cordas ou cordéis. Sua origem é de Portugal e Espanha. São versos escritos em forma rimada e ilustrados com XILOGRAVURAS (espécie de carimbo ao contrário). Os CORDELISTAS recitam esses versos de maneira melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, ou fazendo leituras ou declamações empolgadas e divertidas para conquistar os possíveis compradores. Geralmente narram acontecimentos recentes ou de grande importância para a cultura que fazem parte.