sexta-feira

* Bons dia Povo!

Mai nóis do Parangolé entremu tudo na fase de saldá o povo do interior do nosso Brasilzão... por causa de que, já já, nóis entra tudo na tar festa junina cheia de fogueira mil, quentão e muita dança de quadria!

Ocês que vem vê a gente aqui, tão tudo cunvidado pra dispois voltá aqui no parangoblog e vê o que nóis faz nessas horas de festejo do JECA TATU e do CHICO BENTO, num sabe?

Tá tudo cumeçando agora...

Inté mais tarde!!!

* Texto inspirado na linguagem oral caipira, proveniente de inúmeras localidades de nosso país, tão rico na expressão cultural.

O objetivo do Parangolé não é ensinar a criança a falar errado, mas de mostrá-la uma variante linguística tão presente na cultura da "contação de causos" ao redor das fogueiras que aquecem os corações de brasileiros que fazem chegar até nós tanta coisa importante e gostosa da ROÇA. Essa roça pode ser desde o interior do Mato Grosso, até os confins dos pampas gaúchos.

JECA TATU: Personagem criado por Monteiro Lobato para representar o lado “preguiçoso” da roça. Na verdade, Lobato queria alertar as pessoas de que técnicas mais avançadas de plantio e preservação do meio ambiente já se faziam presentes no início do século XX.

CHICO BENTO: Personagem criado por Maurício de Souza, presente nos quadrinhos da Turma da Mônica. Chico mostra toda a pureza e ingenuidade de alguns brasileiros que dedicam suas vidas a cuidar de pequenas plantações e criações de animais.

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: Roça democrática criada por Monteiro Lobato. No Sítio, realidade se mistura com a cultura popular brasileira onde petróleo é encontrado, Narizinho casa-se com um peixe, uma boneca de pano torna-se marquesa de Rabicó ao aceitar o pedido para ser “esposa” do porco Rabicó. Onde a imaginação nos levar é pouco para tudo o que é possível acontecer nesse lugar encantado, cuidado por Dona Benta, uma avó antenada com a política e as causas sociais, e apaixonada pelos netos Pedrinho e Narizinho.